quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Produção Textual: PCN


UNIVERSIDADE FEDERAL de CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO de PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – 2010.2
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS e METODOLOGIA do ENSINO de CIÊNCIAS
PROFESSORA: Ms HERCÍLIA MARIA FERNANDES

EQUIPE: CARLIANE MENDES DIAS
CLÁUDIA PINHEIRO
FERNANDA DAYSY. F. DE SOUSA
FRANCINEIDE ALVES
MARCIANA JACINTA
TARCIO TOMAZ













PRODUÇÃO TEXTUAL





















CAJAZEIRAS- PB
NOVEMBRO/2010






CARLIANE MENDES DIAS
CLÁUDIA PINHEIRO DA SILVA
FERNANDA DAYSY. F. DE SOUSA
FRANCINEIDE ALVES DE SOUSA
MARCIANA JACINTA DE ANDRADE
TARCIO TOMAZ DA SILVA








PRODUÇÃO TEXTUAL



Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB, para avaliação na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências, ministrada pela Professora, Ms Hercília Maria Fernandes.





CAJAZEIRAS-PB
NOVEMBRO/2010





Diante da complexidade de ensinar e aprender ciências na sociedade contemporânea, os PCNs vêm objetivar em garantir aos discentes o direito de desfrutar de um conjunto de conhecimentos necessários para a construção de um cidadão critico, para tanto, sabemos que esses Parâmetros Curriculares Nacional são elaborados sob a perspectiva de outras realidades, sendo que para atingir tal finalidade deve-se ser adaptada a realidade do ambiente ao quais os discentes estão inseridos.

Ensinar ciência no ensino fundamental deve-se levar em consideração as experiências trazidas pelos os discentes, ou seja, as interações do ambiente, advindas do amadurecimento intelectual e da elaboração dos conhecimentos prévios, são itens importantes para que os discentes construam um conhecimento cientifico, para tanto, o professor como mediador do conhecimento deve considerar esses conhecimentos prévios imbricando este ao conhecimento cientifico dos livros didáticos ditos como prontos e acabados, para que os alunos a partir desta relação construam o seu conhecimento, através de métodos empíricos.

Desta forma se faz necessário instigar nos alunos o espírito de pesquisador, isto é, estimulá-los a entrar em contato com o ambiente, explorar o meio ao qual estão inseridos, para que os mesmos construam seus próprios conceitos e questione os que são postos como prontos e acabados.

Os conteúdos postos nos currículos de ciências devem ser contextualizados com os acontecimentos dos ambientes dos quais os discentes estão inseridos, promovendo assim a contextualização com temas transversais.

O método avaliativo vai conforme a metodologia de ensino, ou seja, se esta ensinando ciência de forma dinamizado, de pesquisas, devemos avaliar conforme o desempenhos dos discente durante essas atividades, na formação de seus conceitos, não devemos levar consideração, o erro como uma forma  de que não aprendeu, pois o erro escolar deve ser visto “como fonte de crescimento e não como fonte de castigo” (LUCKESI, 2002. P, 53).
   




Blocos temáticos


Os blocos temáticos são propostas de estruturas para a organização dos currículos, no qual servirá como um guia de apoio para os educadores criarem e organizarem seus planejamentos de aulas fazendo uma relação com os conteúdos de ciências naturais e a realidade vivida pelos indivíduos.

A disciplina de ciência é muito ampla, oferecendo assim vários assuntos importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, para ajudar os docentes nestas escolhas foram propostos quatro blocos temáticos para o ensino fundamental, no qual são o Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos e Terra e Universo, sendo assim aplicados no decorrer do ensino fundamental em diferentes ciclos. Entanto o bloco Terra e Universo só serão desenvolvidos no terceiro ciclo, portanto, a partir do 6º ano.

Desse modo destacaremos as outras temáticas dos três primeiros blocos, apresentando algumas perspectivas e conexões gerais entre eles.

 O Ambiente é um assunto que esta ganhando muito espaço nos meios de comunicações, hoje todo mundo fala sobre os vários problemas ambientais causados pelo desenvolvimento da sociedade, assim, o ambiente como conteúdo escolar “apontar as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/CIÊNCIA NATURAIS, 2001, p.450).  Então, torna-se necessário conhecer outros temas transversais como, por exemplo, o meio ambiente para poder entender e compreender a importância de cada conceito, procedimento e atitude relacionada à temática com isso, refletir sobre soluções necessárias nas resoluções dos problemas. Diante disso, o docente tem um papel importante na formação de atitudes dos alunos procurando estabelecer relações entre elementos dos ambientes e as informações adquiridas no contexto social para que os alunos possam participar, refletir e manifestar-se nas discussões sobre a natureza.

O bloco Ser Humano e Saúde vão destacar os detalhes do corpo humano, pois para entender cada função, sistema e aparelho humano, é necessários ter conhecimentos sobre esta área para compreender algumas atitudes como destacar o PCN/ciência naturais (2001, p. 51).
O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais.

Este bloco também pode ter vários conteúdos transversais onde podem fazer relação com a orientação sexual e o ambiente. Enfim tratar do ser humano e sua saúde também são essenciais para conhecer a importância de cada individuo para a humanidade, igualmente reconhecer o próprio corpo, suas necessidades, fragilidades e com isso, poder produzir um nosso conhecimento envolvendo outros assuntos de grande importância para a construção da cidadania. 

Já o bloco dos Recursos Tecnológicos merece destaque porque aos poucos esta ganhando espaço na educação através das transformações tecnológicas. Assim torna-se necessário preparar os alunos para a utilização destes recursos.

Desse modo, este bloco temático vai discutir os contextos históricos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, como destacar o PCN/ ciência naturais (2001, p.55).
As questões éticas, valores e atitudes compreendidos nessas relações são aspectos fundamentais a investigar nos temas que se desenvolvem em sala de aula. A origem e o destino social dos recursos tecnológicos, as conseqüências para a saúde pessoal e ambiental e as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias são exemplo de aspectos a serem investigados.

Afinal, vão tratar das questões tecnológicas mais sem esquecer as conseqüências que estas mudanças trás para a vida do ser humano, assim torna-se imperioso que o docente tenha um conhecimento sobre este assunto para pode ajudar os alunos na construção do seu próprio conhecimento de uma maneira que trabalhe este bloco de forma interdisciplinar levando os conteúdos para o contexto do aluno. Portanto induzindo os temas transversais como o meio ambiente, saúde, ética e pluralidade cultural.

Diante disso, pode se perceber que cada bloco temático tem o seu objetivo, mais mantém uma relação de interdisciplinar, no qual um conhecimento contribuir para a reflexão de outro conhecimento, deste modo fica claro a necessidade de trabalhar estes temas no ensino fundamental respeitando os tempos de cada turma, pois as faixas etárias são diferentes e os desenvolvimentos das crianças dependem dos estímulos para assim, conseguir alcançar o verdadeiro objetivo que é a aprendizagem dos alunos.

Considerações Finais

Portanto, diante do que foi exposto no decorrer das entre linhas deste texto, nota-se que é de fundamental importância que os professores tenham um conhecimento acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois os mesmos servirão de subsídio para que os docentes, trabalhem o conhecimento  dos alunos, contribuir para a compreensão do mundo e suas transformações, dede modo tornam-se seres conscientes, autônomos para atuar nas decisões da sociedade, já que esse é um dos papéis das ciências naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário