quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Produção Textual: Relevância e significado da educação científica para o Brasil Aziz Nacib Ab’ Sáber


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
Curso: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: Ms. HERCÍLIA MARIA FERNANDES
PERÍODO: 6º           2010.2


CARLIANE MENDES DIAS
CLÁUDIA PINHEIRO DA SILVA
FERNANDA DAYSY FERNANDES DE SOUSA
FRANCINEIDE ALVES DE SOUSA
MARCIANA JACINTA DE ANDRADE
TARCIO TOMAZ DA SILVA












Relevância e significado da educação científica para o Brasil

Aziz Nacib Ab’ Sáber

















CAJAZEIRAS-PB
OUTUBRO-2010


CARLIANE MENDES DIAS
CLÁUDIA PINHEIRO DA SILVA
FERNANDA DAYSY FERNANDES DE SOUSA
FRANCINEIDE ALVES DE SOUSA
MARCIANA JACINTA DE ANDRADE
TARCIO TOMAZ DA SILVA







Relevância e significado da educação científica para o Brasil

Aziz Nacib Ab’ Sáber




Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campi Cajazeiras/PB, para avaliação na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências, ministrada pela Professora Ms. Hercília Maria Fernandes.




CAJAZEIRAS-PB
OUTUBRO-2010

























Ensinar ciências significa construir conhecimentos que poderão contribuir para amenizar a destruição do nosso planeta.

(Francineide Alves de Sousa; Marciana Jacinta de Andrade)

O texto de Ab’ Sáber, vai tratar da importância de expressar (ensinar) com clareza o ensino de Ciências no Brasil, pois é a partir de uma educação científica de qualidade que os alunos irão construir novos conhecimentos. Desta forma o aluno se tornará mais crítico e ativo no processo de desenvolvimento da sociedade, abordando que o ensino de ciências deve da ênfase as situações problemas relacionados ao cotidiano dos alunos e trabalhando os conceitos científicos de forma contextualizada, valorizando assim os conhecimentos prévios das crianças.

E tem como objetivos:
Refletir sobre as serias questões que envolvem a educação científica no Brasil:
Compreender a importância da educação científica na sociedade contemporânea, considerando o significado do ensino de ciências.

Apresentação do autor

Aziz nacib Ab’ Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924 (86anos) em São Luís do Paraitinga em São Paulo. Exerce atividades de geógrafo, geólogo, ecólogo e professor Universitário, é doutor, livre docente, professor titular e professor emérito em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, é lincenciado e bacharel em Geografia, diretor do Instituto de Biociências e Ciências Exatas (Ibelle); redigiu e publicou diversos trabalhos, totalizando 320 títulos.
Ab'Saber defende um papel mais ativo dos cientistas numa ciência aplicada e colocada a serviço dos movimentos sociais. Foi esse ideal que o levou a ser consultor ambiental do Partido dos Trabalhadores (PT) e a torna-se próximo de Lula por um longo período, mas com o passar do tempo, Ab’Sáber passa a criticar o governo de Lula, devido a sua política ambiental que o mesmo classifica como a maior frustração na história do movimento social brasileiro.
O autor apóia os movimentos sociais que lutam contra “obras desenvolvimentistas Hostis” como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco, pois ele julga que servirá especialmente os grandes proprietários de terra do nordeste.
  
Questões e objetivos envolvendo na chamada educação científica

            Através do ensino de ciências os professores podem conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, entretanto, os próprios professores não valorizam o ensino de ciências e utilizam apenas livros didáticos trabalhando de forma descontextualizada, na qual em grande parte do Brasil prevalece um ensino tradicional.
            Deste modo é importante levantar algumas questões para um melhor ensino de ciências, dentre deles destacam:
Um bom conceito de ciências; seria trabalhar o conceito de ciências de forma abrangente e contextualizada, ou seja, se todo professor antes de começar a sua aula se questionasse sobre o que ensinar com que visão ensinar assunto de extrema importância às aulas seriam diferentes.
Ensinar ciências nas séries iniciais não é uma tarefa tão difícil, como muitos pensam, pelo contrário pode até ser fácil se o professor souber como aproveitar as experiências que os alunos trazem consigo, pois segundo o mini dicionário Aurélio, ciência é definida como “um conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e experiência”, então porque o professor não instigar essa curiosidade do aluno que é tão natural, o desejo de conhecer, perguntar e dialogar.

Um conhecimento sobre as diferentes faixas etárias, seria no caso saber trabalhar com as crianças respeitando seu nível de desenvolvimento cognitivo e seus limites.

O espaço físico, o professor deve articular entre a teoria e prática, valorizando o espaço onde o aluno se encontra, trabalhando com as características locais. Por exemplo, se ele vai trabalhar com as plantas porque não levar os alunos a campo, investigar as plantas, a vegetação, observar, analisar porque é assim que a ciência se constrói com a junção entre teoria e prática uma interligada da outra.

Interdisciplinaridade no ensino de ciências, articular a ciência com outras disciplinas.

A maioria dos professores ao ensinar ciências espelham-se em seus antigos professores, e só ensinam aquilo que tem domínio, geralmente sobre saúde e higiene pessoal, reproduzindo assim um círculo vicioso, que é passado de ano à ano.


Ecossistema

            Entendemos por ecossistema o conjunto de populações de animais, plantas e bactérias, que formam uma comunidade, da qual, ira interagir com os demais fatores abióticos que esta contida dentro da comunidade. Apreendemos como fatores abióticos aqueles indispensáveis à vida desses seres vivos, designa-se com fatores abióticos a água, o sol, o solo, o gelo e o vento.
O espaço onde as arvores ou arbustos se desenvolve para absorver seus nutrientes são chamado por Aziz Nacib Ab’ Sáber de suporte ecológico, ou seja, é o espaço onde se da o processo de fotossíntese, lugar de elucidação e acumulação de energia, através dos processos bioquímicos. Para tanto ao penetrar no solo as arvores e arbustos absorvem nutrientes indispensáveis para sua vida.
Compreender o que é ecossistema através de conceitos prontos e acabados, é artifícios utilizados por docentes tradicionais, fazer um modelo de ciências moderna, construtivista, se faz necessário construir, investigar, pesquisar e contestar os conceitos prontos e acabados posto nos currículos de ciências, para tanto este diferencial também é responsabilidade dos docentes, porem os mesmos não se deve acomodar em transmitir apenas os conteúdos postos nos livros didáticos, eles deve buscar novas pesquisas, incentivar os discentes a construir seus próprios conceitos, isto é, através de métodos empíricos, onde os alunos tenham a oportunidade de investigar diretamente na natureza.


Metabolismo urbano

O conceito de metabolismo urbano foi criado na década de 1960 por técnicos e cientistas americanos, mais demorou a ser aplicado, pois mesmo estando presente em livros e obras de meio ambiente, ele só foi aplicado depois de muito tempo na cidade de Hong Kong por cientistas.
Este conceito procurou “integrar todos os problemas ambientais que normalmente afetam a dinâmica complexa das grandes aglomerações urbano-industriais”(AB`SABER, p.91), diante disso, procuram identificar os problemas ambientais que a comunidade e as industrias acabam causando com o seu desenvolvimento ao meio ambiente. Isto é um estudo que precisa se realizado através de coletas de informações técnicas feitas por órgãos especializados, e é necessário repetir os estudos de tempo em tempos, assim o ideal é que seja realizado no período de cinco a dez anos nas cidades com grandes variações metabólicas urbanas como, por exemplo, na cidade de São Paulo.
O autor Ab´Saber ressalta a importância de uma educação cientificas que de ênfase a alguns conceitos de alto valor interdisciplinar destacando os conceitos da cultura, ecossistema e metabolismo dos conteúdos e assim, pode trabalhar os conteúdos da ciência com a realidade dos alunos e pode aproveitar os “conhecimentos do mundo” que os indivíduos já possui.
Diante do que foi exposto, pudemos ampliar os nossos conhecimentos sobre a importância da disciplina de ciências que vai além de teoria e segue caminhos capazes de responder a inúmeras perguntas que o ser humano precisa par se tornar um ser crítico e pensante. Sendo assim o conhecimento científico formado a partir do contanto com a ciência é indispensável na vida do homem.
É de extrema importância ressaltar que a escola é um lugar ideal para construir este conhecimento; porém, para que ocorra é necessária uma nova reelaboração nos planos de aula, na qual o educador deixa de transmitir conhecimentos prontos e acabados, passando a ter uma prática reflexiva onde o aluno ao ter contanto com o objeto de estudo compreende melhor as realizações e invenções tecnológicas que vivenciamos na era da modernidade também chamada sociedade do conhecimento.
Infelizmente o Brasil como mostra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estar na última posição em relação aos conhecimentos tecnológicos. As escolas públicas na maioria das vezes não oferecem esses novos conhecimentos devido a falta de responsabilidade dos nossos representantes de não investir os recursos públicos em uma educação de qualidade que começa desde o espaço físico das escolas, formação inicial até a continuada. Gerando uma desigualdade social, na qual somente a classe da burguesa usufrui desse privilégio que é o conhecimento científico.
Apesar das dificuldades que confronta o professor; ele deve se sentir desafiado; fazendo com que as salas de aulas sejam também o espaço de investigação, onde sempre de busca algo novo com o intuito de transformar as crianças em seres críticos capazes de interagir de forma igualitária na sociedade do conhecimento e consciente de tudo o acontece no nosso planeta.
Portanto Ab´Saber, propõe uma melhor formação para os professores em relação a educação científica. O mesmo ainda argumenta que os conceitos de ciências( ecossistema, metabolismo e física) devem ser trabalhada de forma contextualizada e abrangente, relacionando com a realidade em que o aluno estar inserido.






















Referência

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Relevância e significado da educação científica para o Brasil. In: Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas/ organizado por Jorge Werthein e Célio da Cunha. -2.ed. –Brasília. UNESCO, Instituto Sangari, 2009.

DASILVA, Aparecida de Fátima Andrade; GOMES, Larissa Pinca Sarro. A importância da Educação Científica na Formação do Professor do Ensino Fundamental. Disponível em: http///www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=smm&cod=aimportanciadaeducaçaocientificanaformaçaodoprofessordoensinofundamental.  Acesso em: 03/10/2010 às 20:30hrs.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aziz_Ab%27Saber. Acesso em 03/09/10 às9:36hs

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